segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Reflexão sobre amizade


Para os meus amigos...

Você já ouviu falar que “amigos são a família que escolhemos”? Já parou para pensar que essa afirmação representa algo muito sério? Se família é a base de tudo e foi criada por Deus, os amigos nós escolhemos para compartilhar nossas vidas e, muitas vezes, até mais do que com nossos familiares.

 

A Bíblia diz que “existem amigos mais chegados que um irmão” (observe que falei anteriormente sobre amigos poderem ser considerados família) e que podemos fazer amigos em tempos de paz, mas é na angústia que provamos se o amor é genuíno. Amizade é assunto muito sério. Ser traído por um amigo pode doer mais do que ser traído por alguém de nossa família, um namorado ou marido.

 

Amigo é aquela pessoa em quem depositamos toda a nossa confiança sem querermos nada em troca. É aquela pessoa de quem aceitamos ouvir que estamos errados ou que queremos que nos fale que estamos certos. Para certos adolescentes, por exemplo, vale mais a advertência de um amigo do que dos próprios pais.

 

Ser amigo é muito sério também. Procurar não errar com as pessoas que nos amam e demonstrar nosso amor por elas é muito essencial. Não é preciso estar o tempo todo ao lado, mas sim, nos momentos certos e com as palavras corretas ou, até mesmo, sem palavras. Ser amigo é saber quando falar e quando se calar, quando brigar e quando abraçar.

 

O ser - humano é social por natureza. É quase impossível viver isolado. O homem foi feito para andar em sociedade e as pessoas que não têm amigos deixam de aproveitar os melhores momentos da vida.

 

Ter amigos é ter ótimos momentos sem fazer absolutamente nada. É passar a noite conversando e brigando com o sono só para estar perto. É reunir a galera pra assistir um filme e quando este termina não saber absolutamente nada sobre ele, pois todos falavam ao mesmo tempo. É assistir à pelada, mesmo sabendo que todos são “pernas-de-pau” e, ainda assim, torcer até ficar rouco.

 

Ser amigo é fazer companhia nos momentos mais difíceis e celebrar nos momentos de alegria. É se alegrar nas vitórias e chorar nas derrotas. É virar a noite no MSN e depois se perguntar: “Nossa, a gente tinha tanto assunto assim?” É sentir falta daquele amigo que foi pra longe e de repente o surpreender com uma ligação. É ficar esperando o celular tocar. É ficar feliz quando ele toca e você ouve a voz do seu amigo.

 

Ter amigos é esperar o fim-de-semana desde segunda-feira. É inventar um programa para daqui a cinco minutos e todos irem. É saber que o lugar mais sem-graça do mundo pode ter toda a graça se aquelas pessoas também estiverem por perto.

 

Ter amigos é fazer com que a vida tenha mais cores. Seja mais iluminada. Seja mais alegre.

 

Seja um bom amigo, para que você possa ter bons amigos!

2 comentários:

Edson Munck Jr disse...

Oi, Lissa!
Vi seu comentário lá no meu blog.
Bom conhecer vc!
A gente se fala mais!
Abraço!

Thais disse...

adoreii muiito mara
ameii de coração'
vcs estão de parabens..
bejão