segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Perseguidos e refugiados

Foto: Site Obvious Mag
[Texto escrito entre pesquisas e lágrimas]

DISSE JESUS:

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.


Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” Mateus 24:4-13

A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;  

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

----

O ano de 2015 foi aquele em que, provavelmente, mais ouvimos a palavra “refugiados”. E, a partir do momento que a foto de Aylan, o menino sírio de três anos que, junto com a mãe e o irmão, morreu em um naufrágio no Mar Mediterrâneo, foi divulgada em todo o mundo, essa situação chamou ainda mais atenção. 

Foto: Dogan News Agency
São milhões de pessoas fugindo de diversos países atrás de oportunidades de emprego e fugindo de guerras, ditaduras e perseguição religiosa. Os olhares se voltam para a Europa, que está desesperada com essa “invasão” em massa.
Na contramão do que acontece por lá, o Brasil abre os braços para essas pessoas e, na medida do possível, os tem recebido. Vez ou outra aparecem indivíduos ou comunidades que apresentam as provisões necessárias para que os refugiados consigam se estabelecer em nosso país.

Vamos refletir!


Existem, sim, muitas guerras acontecendo. Países com ditaduras que massacram a população, além da fome e da crise financeira, que faz com que os homens não consigam sustentar suas famílias. No entanto, através desse texto, desejo refletir sobre outra nuance: a perseguição religiosa. Especificamente sobre os cristãos que estão sendo assassinados por causa de sua fé e a nossa posição frente a isso.

O Estado Islâmico e a perseguição religiosa

Fonte: Google
Decapitação de cristãos no Egito

O grupo terrorista “Estado Islâmico no Iraque e na Síria”** (Isis) tem deixado o mundo chocado ao divulgar seus atos através de vídeos que circulam na internet. O Isis persegue e mata estrangeiros, jornalistas, famílias inteiras, estudantes e cristãos, muitos cristãos.
São cenas de decapitação, enforcamento e tantas outras formas das mais terríveis possíveis que existem para tirar a vida de alguém. Essas ações são, muitas vezes, filmadas para serem posteriormente divulgadas e, com isso, espalharem o terror. 


Jesus já tinha alertado sobre isso...


Contudo, podemos lembrar que situações como essa já foram profetizadas pelo próprio Jesus, que também foi assassinado. Ele disse para os apóstolos que perseguições viriam, elas vieram e continuam até hoje. 

Grande escultura em mármore do século XV -O Martírio do Apóstolo Pedro
Seus próprios discípulos passaram por isso. Pedro e André foram crucificados, Tomé foi transpassado por lanças, outros à espada, apedrejados, além das torturas e prisões. O apóstolo Paulo, por exemplo, passou por diversos tormentos, perseguido por aqueles que o tinham anteriormente como líder na lei judaica.

Segundo a tradição, o apóstolo Pedro, no momento de ser crucificado, pediu para que virassem a cruz de cabeça para baixo, pois não merecia ser crucificado da mesma forma que Jesus.

Mesmo assim, é inevitável que lágrimas cheguem aos nossos olhos ao imaginar o sofrimento dessas famílias. Eles estão cumprindo a carreira que lhes foi proposta. Alguns, Deus permite que sejam acolhidos em outros países, dentre eles, o Brasil. 

Brasil: país da liberdade religiosa


Ahhh, o Brasil! O país que tem o direito à liberdade religiosa em sua Constituição. O país em que as igrejas não pagam IPTU (até o momento) e existe uma em cada esquina. Um país em que o sacrifício pela causa de Cristo é ir à Casa do Senhor quando está chovendo muito forte. Ou quando o seu time está jogando.
No Brasil, podemos perceber que a perseguição tem acontecido em termos ideológicos. É fato que nossas crenças estão sendo postas em discussão e, até mesmo aqueles que conhecem a Palavra de Deus, contestam e dizem que somos obsoletos e ultrapassados.
Além disso, existe a perseguição dentro do próprio “Corpo de Cristo”. Denominações contra denominações. Irmãos que criticam a vertente teológica alheia em debates inúteis, vazios e sem propósito, enchendo as redes sociais de palavras que não geram vida. 


Enquanto isso...


do outro lado do mundo, o Corpo de Cristo tem sofrido verdadeiramente. Não em suas ideologias, somente. Mas, sofrem perdendo tudo. Perdem suas casas, suas famílias, seus empregos...
Algumas organizações e igrejas estão ajudando nossos irmãos. Se você puder ajudar financeiramente, será ótimo! Por outro lado, se não puder, a oração não nos custa nada e pode transformar vidas e levar consolo às famílias que estão sofrendo. 

Fonte: Google
O imperador romano Nero enviou cristãos para serem mortos por animais famintos.
Essas ocasiões eram assistidas por  milhares de pessoas

Pense...


Reflita sobre o que vivemos no Brasil. Agradeça a Deus por ainda poder dizer que é cristão. Você usa uma blusa que fala sobre Jesus; enquanto milhares de pessoas estão aprisionadas por uma cultura opressora que não lhes permite expressar sua fé.
Você pode chegar em um templo confortável; enquanto muitos precisam se reunir em cavernas ou porões de madrugada.
Você pode cantar e orar com toda força do seu pulmão; enquanto eles precisam ser silenciosos.
Você não quer que seus colegas saibam que você é crente; eles estão sendo decapitados porque não negam Jesus.


E você?


Eles estão refugiados. E você, que não precisa estar, mas refugia-se atrás de máscaras e se esconde para não cumprir o seu chamado?

Você ama o Senhor Jesus? Deseja que Ele volte? Tudo isso que tem acontecido é parte das profecias acerca do retorno de Cristo. Mas, o que você tem feito para apressar a vinda do nosso Jesus? Ele conta com a sua ajuda. Pregue o Evangelho. Faça o Senhor conhecido!
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14


Refugiados no Brasil gravaram um clipe com uma música que explica o porquê de terem saído de suas terras e agradecem por terem sido recebidos em nosso país. Veja a matéria aqui.



** Surgimento do Estado Islâmico
O Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) foi criado em 2013 e cresceu como um braço da organização terrorista al-Qaeda no Iraque. No entanto, no início deste ano, os dois grupos romperam os laços. No final de junho, os extremistas declararam um califado, mudaram de nome para o Estado Islâmico (EI) e anunciaram que iriam impor o monopólio de seu domínio pela força. O EI é hoje um dos principais grupos jihadistas, e analistas o consideram um dos mais perigosos do mundo. (Fonte: O Globo)





Nenhum comentário: