segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Sentido da Vida

“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Filipenses 03:15


Com certeza, em alguns momentos, paramos para nos perguntar: “Qual é o sentido da vida?” Em minha crença, na certeza do que tenho vivido toda a minha existência, posso concluir que o meu sentido é viver para Cristo Jesus.

 

A vida é feita de instantes que acontecem devido às nossas ações ou ações de outros. Portanto, vivemos por dois motivos, por causa das coisas que realizamos ou necessitamos realizar e porque vivemos em comunidade. Assim como nem tudo que as pessoas fazem conosco nos agrada, nem tudo o que fazemos as agradará ou agradará a nós mesmos.

 

Pode parecer complexo o que digo e afirmo para você, que viver realmente é complicado. Muitas pessoas fogem da vida por alguns caminhos, tais como, a bebida, drogas, tentam se matar e se isolam da sociedade. É claro, que nada disso as faz encontrar um sentido, servindo somente para atrasar esse processo de auto-conhecimento.

 

Assistindo a minissérie da Rede Globo, “Maysa – Quando fala o coração”, sobre a famosa cantora dos anos 60, que teve uma vida “estampada” nas revistas e exposta pela mídia, pensei em, como alguém com tanto talento e todas as possibilidades de ser feliz teria tido uma vida tão triste como aquela. Em meio ao sucesso, ao glamour e a tudo o que a rodeava, a cantora era extremamente infeliz. Ela tinha uma família que a amava, o sucesso que desejava, havia casado com o homem com o qual sonhara e, ainda assim, nada a satisfazia.

 

Ela não conseguia entender de o porquê de tanta infelicidade e tentava se proteger com a bebida, remédios, romances e escândalos, nunca, porém, encontrando a solução para aquele vazio tão grande em seu ser. Vazio que só poderia ser preenchido com Aquele que é a razão da existência: Jesus.

Servir a Cristo nem sempre é “um mar de rosas”. Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, mas pediu para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (João 16:33). A Bíblia nunca nos enganou sobre tudo o que teríamos que passar. Inclusive, é tão clara sobre isso, que diz que para andar com Jesus, devemos “carregar a nossa cruz”. Esse não parece ser um termo que conota algo agradável, porém, a Palavra de Deus nos leva a sonhar em todo o tempo.

 

Sonhar com a vida eterna e maravilhosa no lugar que Ele tem preparado para nós no céu. Sonhar com todas as promessas que Ele tem para nós, tanto as que foram prometidas para todos os que cressem Nele, quanto com as individuais, conforme a necessidade de cada um.

 

É isso que nos faz ganhar um sentido na vida. Deus nos criou para irradiarmos a luz de Cristo sobre a face da Terra, para mostrarmos para aquelas pessoas que ainda continuam errantes em seus caminhos, que existe uma saída. Uma saída maravilhosa – nem sempre fácil, pois a Bíblia afirma que a porta do céu é estreita – mas que nos dá uma razão de existir, pois sabemos de onde viemos, para que fomos criados e o que está preparado para nós no final.

 

Vale a pena carregar a cruz. Vale a pena abdicar dos prazeres desse mundo. Vale a pena viver para Cristo e por Ele. Vale a pena seguir Seus ensinamentos e preceitos. Vale a pena ser louco por Jesus e considerado louco pelo mundo. Mesmo que a caminhada pareça dolorosa em alguns momentos, vale a pena!

Nenhum comentário: