segunda-feira, 9 de julho de 2018

Breve reflexão sobre o nascimento do machismo

Do Google

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv 22:6

Eu não sou de discutir assuntos polêmicos nas redes sociais. Não me sinto expert em nada e não quero entrar em discussões desnecessárias ou perder amigos por coisas ou pessoas que não valem a pena. Mas algo aconteceu, me marcou e terei que comentar sobre o assunto.




Estava eu em um lugar, ambiente de trabalho, assistindo uma partida de futebol. Tinham dois meninos (mais de 20 anos) e mais dois meninos crianças (8 e 9 anos) e eu, que estava ali a trabalho, mas curtindo a partida, porque eu também gosto de esportes. Certo momento, eu levante, peguei um batom, voltei pra pra assistir a partida, passando o batom. O menino de 8 anos olhou pra mim e falou: "Tia, para de passar batom, aqui é coisa de homem." Eu não acreditei no que estava ouvindo. Eu ri no momento, pois era uma criança. Mas aquilo me marcou profundamente.

Depois fiquei refletindo sobre o que será desse menino quando ficar mais velho. Não, eu não estou de mimimi, pois o resto do tempo que passei com ele foram vários maus comportamentos. Comportamentos que mostravam uma criança mimada, que acha que todo mundo é "funcionário" dele e tem aquela visão tradicional de "coisas de menino" e "coisas de menina" e extremamente competitivo. É óbvio que aprendeu isso com os adultos com os quais convive.

É um menininho lindo, mas tenho medo do adulto que poderá se tornar se continuar sendo educado dessa forma. E porque eu vim comentar isso? Justamente para falar que o machista de hoje, foi a criança mal educada de ontem. O ambiente que crescemos, forma o nosso caráter.

Que visão que a criança teve do pai tratando a mãe, por exemplo? Quais são as respostas oferecidas para as perguntas dessas crianças... Esta situação me levou à reflexão. Achamos que as coisas que vem das crianças "espertinhas" são "fofas" e não pensamos no futuro. Mas o futuro pode se tornar bem perigoso.

Nenhum comentário: