quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sabedoria e capacitação divinas

Texto-base: Rm 11:33-36

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

Introdução:

è Você se sente capaz de realizar todos os sonhos que Deus tem colocado no seu coração?

è Porque as pessoas no mundo fazem coisas tão impressionantes e nós, que temos a vida de Deus, não fazemos? (Ex: cinema, teatro, mídia).

ü Salomão pediu a Deus sabedoria e o Senhor o concedeu e ele prosperou, expandiu o Reino e foi famoso rei em Israel. Ele precisou da capacitação divina para reinar.

ü Alguns dos discípulos eram homens simples que, sem instrução formal, alvoroçaram o mundo e impressionaram intelectuais com ousadia e sabedoria ao falar sobre Cristo.

Algumas vezes Deus nos manda fazer coisas que não nos sentimos capazes, mas Ele mesmo é quem nos capacita para todas as coisas.

Mas, o que fazer para termos a sabedoria e a capacitação divinas?

1) Pedirmos para Deus e crermos que recebemos

Tg 1:5-7 – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”.

Se pedirmos sabedoria para Deus, Ele concede.

1.1) Temos que ter o propósito de usarmos essa sabedoria para a glória de Deus.

II Crônicas 1:7-11 – Salomão pede sabedoria para Deus.

Salomão pediu sabedoria para o Senhor e Deus o honrou com riquezas, fama e um governo que expandiu o reino de Israel e construiu o luxuoso templo.

Salomão fez o Deus de Israel conhecido a medida que as pessoas de longe ficavam sabendo sobre sua sabedoria sobrenatural. A Rainha de Sabá veio de longe para conhecer essa sabedoria e ficou impressionada com o que presenciou. Era muito mais do que falaram ou do que ela imaginava (I Reis 10:1-13/Mt 12:42/Lc 11:31)

1.2) A sabedoria que recebemos de Deus é para todas as coisas.

Podemos pedir sabedoria tanto para nossa vida “secular” quanto para exercermos o ministério do Senhor.

Cl 1:9-10 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”.

Ele é o Deus criador de todas as coisas, onisciente, onipotente e onipresente.

Cl 2:3 – Em Cristo está toda sabedoria / Jo 38 – Deus fala com Jó sobre a criação)

2) Sermos cheios do Espírito Santo

(Tiago 1:17) – Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

--

(Atos 1:4) “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.”

(Atos 1:8) “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

2.1) O Espírito Santo é poder

Poder – grego: dunamis = habilidade, poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza, poder para realizar milagres, poder moral e excelência da alma).

Jesus pediu para que os discípulos não saíssem da cidade enquanto esse poder não fosse derramado. (Atos 1:4)

Esse poder recebido manifesta os dons espirituais. A partir da plenitude do Espírito Santo e pelo nome de Jesus é possível ministrar cura, expulsar demônios, manifestar dons de palavra de sabedoria e conhecimento.

2.2) O Espírito Santo é capacitação, sabedoria e ousadia

Os discípulos precisavam dessa capacitação sobrenatural, deste revestimento especial, para pregar a Palavra com ousadia, discernimento espiritual, sabedoria e, até mesmo, para sofrerem pelo Nome de Jesus (At 4:33).

As pessoas ficavam impressionadas como homens iletrados e incultos, como Pedro e João, falavam com tanta intrepidez (At 4:13). Os homens do Sinédrio não podiam resistir a sabedoria de Estevão (At 6:10).

Mas, e o Espírito Santo no nosso dia a dia e na vida “secular”?

É Ele conhece os segredos do coração do Pai. Ele é o nosso GPS perfeito, a nossa direção em tudo que vamos fazer.

Conclusão:

ü Mesmo no Antigo Testamento, quando o Espírito Santo não habitava em homens, Ele acompanhava os servos que o Senhor separava para Sua obra. (Ex: Moisés, Josué, Davi, Salomão, Samuel, José, Daniel). Cada um deles recebeu a capacitação divina de acordo com a necessidade do Senhor.

ü Os livros de I Reis e I Crônicas relatam a fama e a riqueza de Salomão derivados da sabedoria com o qual o Senhor lhe encheu.

ü Os discípulos de Jesus transtornaram o mundo com a capacitação do Espírito Santo.

ü Podemos achar que não temos o perfil para a obra que Deus falou que deseja fazer através de nós.

ü Mas, Deus escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias.

ü Nosso Deus é o Deus dos impossíveis. Ele não é o Deus do óbvio.

ü Ele nos criou para Sua glória.

ü Nada é grande demais que Ele não possa fazer.

ü Ele prefere se mostrar através de nós, e se for algo óbvio, não é grandioso e Deus é grandioso!

ü Se homens normais podem fazer coisas extraordinárias, quanto mais nós, cheios do Espírito Santo e filhos do criador dos céus e da Terra.

ü Com a capacitação e a sabedoria do Senhor em você, você é capaz de fazer mais do que pensa ou imagina.

(Efésios 3:20) – “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”

Nenhum comentário: