segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Falta de comunicação



Já dizia minha vó: - Os jovens de hoje não sabem se comunicar. Na verdade, quem fala isso não é a minha avó, mas se ela estivesse aqui, com certeza falaria. No entanto, já ouvi essa frase de pessoas de gerações anteriores. Sempre que ouço isso fico um pouco revoltada, pois, involuntariamente, tento proteger a minha geração. Mas no fundo, acredito que isso seja verdade.


Por mais que, com o advento da tecnologia tudo ao nosso redor se remeta à comunicação, na realidade, os jovens de hoje não se comunicam. Você me perguntaria como assim. E teria o argumento de que a internet está aí para facilitar a interação entre as pessoas. E eu respondo: - Sim, e é por isso mesmo. Vou explicar melhor.


A internet aumenta a possibilidade de conhecer novas pessoas. Posso conversar com dez indivíduos ao mesmo tempo, de forma particular. Posso ter grandes amizades que moram do outro lado do mundo. Posso saber da vida alheia com um clique. Posso dizer que amo alguém sem nem conhecer pessoalmente. Posso, até mesmo, arranjar casamentos e, mais facilmente, desfazê-los. Com tantas “possibilidades”, para que preciso conhecer alguém pessoalmente? É tão mais confortável praticar a comunicação de dentro do meu quarto.A Rede Mundial de Computadores amplia o leque de comunicação ao mesmo tempo em que afasta as pessoas. Não é difícil conhecer adolescentes que preferem ficar em casa conectados no MSN e Orkut, a sair com os amigos “de carne e osso”. O apresentador Chacrinha dizia que “quem não se comunica, se trumbica”. Mas garanto que não era esse tipo de comunicação a que ele se referia. Por isso tudo, a minha avó dizia que os jovens não sabem se comunicar, e a internet provou que ela estava certa.

Nenhum comentário: