sábado, 15 de outubro de 2011

O livre-arbítrio na escolha da pessoa certa

digitalizar0006pm8

Você acredita que Deus tem a pessoa certa para você?

Que entre os 6 bilhões de habitantes da Terra, um deles é aquele que Deus separou só para você?

Ser um pregador ou palestrante é algo muito interessante e de grande responsabilidade. Me lembro de palavras que ouvi há mais de um ano sobre esse assunto. Dois professores falaram sobre o livre-arbítrio que Deus nos dá: profa Patrícia Smith e prof. Maisel Rocha. Achei interessante pelo fato de que Deus sabe o que é melhor para nós, mas não impõe Sua vontade sobre nós...

Ele nos permite escolher de acordo com nossos gostos e valores e nos mostra as opções. Lembro da professora falando que ela imagina Deus olhando do céu e vendo uma série de pessoas que se encaixam em nosso perfil e nós, achando que não existe ninguém ou q só existe um.

Na verdade, temos até como escolher. E é através do Espírito Santo em nós, que somos capazes de entender o que é melhor para nós mesmos...Assim, se você parou de sonhar com AQUELA pessoa, se tem vontade de chutar o balde e ficar com qualquer um só pra não estar sozinho...Te digo que, se você tem temor a Deus e ainda deseja o melhor Dele para você, espere...

Esperar ainda é a melhor escolha...

Acredito que ainda existem por aí os cavaleiros da armadura brilhante... e as princesas… pode parecer balela, mas não é...

O segredo é esperar e fugir de atitudes correspondentes aquela frase que diz: "Enquanto não tenho a pessoa certa, me divirto com as erradas" Atitudes como essa te transformam na pessoa errada... Se você já fez o que era errado, mas aceitou a Cristo, Ele te faz justo e limpo (I Co 5:21)...Mas se você conhece a verdade e, ainda assim, cai em erro... o problema de não receber as bençãos divinas está em suas mãos...

Se você não quer uma pessoa errada, procure ser a pessoa certa. Saber escolher além das aparências também é importante e não é poesia ou utopia. Conheça o coração, os pensamentos, a moral e os projetos da pessoa que você está considerando para ser companheira. Como diz uma amiga minha: “pra sempre é muito tempo”. E depois que casar, não adianta fugir. Deus não gosta do divórcio e isso é claro na Bíblia. Deus fez o homem e a mulher para estarem juntos. Depois da aliança de sangue, que é a relação sexual, para sempre é para sempre.

Se você já passou por divórcio ou já teve relações sexuais antes do casamento, não se preocupe, você também tem o direito de sonhar… Deus faz novas todas as coisas… o perdão Dele é restaurador em todos os sentidos!! Mas você também deve passar a viver buscando ser a pessoa certa.

Detalhes importantes devem ser ponderados no momento da escolha. E parto dos princípios apresentados pelos meus queridos professores, Prs Ciro e Iara em nossa aula e no livro “Edificando um novo lar”… mas isso é assunto pra outro post…

Deus abençoe a todos…

Clarissa Ramos

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Clarissa,

Sempre cedo à tentação de comentar os posts, até mesmo porque quem os escreve gosta de ouvir os comentários, ainda que eles tragam opiniões diferentes. Estou convicto que se duas pessoas concordam a respeito de tudo, uma delas está sobrando na história. Assim, faço os meus comentários.
Primeiro, bem interessante o seu tema e seu texto. Existe pouca literatura sobre o assunto. Acho que os cristãos maduros, depois que casam esquecem dos solteiros e não escrevem muita coisa sobre esse difícil e importante momento.
Luto constantemente com essas mesmas dúvidas. Afinal, nossa formação espiritual e teológica nos ensinou desde o inicio que existe apenas uma, e somente uma, pessoa específica para cada homem ou mulher. Frequentemente, nós, cristãos, convertemos o nosso Deus Hebreu em um Deus grego. O nome do deus Grego responsável por tal façanha chama-se cupido. Ele flecha as pessoas e, assim, determina quem vai amar quem. Mas o Deus Hebreu não faz desta forma. E por que não? Por que o Deus Hebreu escolheu estabelecer princípios sobre os quais ele determina a sua benção. Fazendo isto, ele dá às pessoas a liberdade de fazerem suas escolhas, mas deixa claro que a Sua benção só se estabelece quando Seus princípios são seguidos. E alguém vai me dizer: mas eu conheço gente que não segue princípios e é abençoado. OK. É verdade. Mas até quando? Leia o salmo 73 e você verá que Asafe sentiu esta mesma inquietação.
Creio que Deus abençoa tudo aquilo que é feito guardando-se os seus princípios. E quais princípios são estes. Ora, é só olhar para tudo o que Jesus existencializou em sua vida e você os encontrará. Leia Mateus 5 – “O Sermão do Monte” – e ali você verá alguns deles.
Agradar a Deus não significa não errar. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas sua vida está marcada de profundos equívocos. Então o que Deus via em Davi? Deus via um homem que amava a Deus e que queria agradá-lo. Essa é a CHAVE para saber se você está fazendo ou não à vontade de Deus! Ame a Deus e você estará sempre fazendo a Sua vontade. E lembre-se: a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Mesmo quando você cometer erros, se no seu coração havia amor, Deus achará meios de conspirar a seu favor e reverter aquilo que poderia ser desgraça em benção. Ora, com isto não estou afirmando que você não sofrerá as conseqüências de seus atos, pois aí eu estaria me alinhando ao pessoal da teologia da prosperidade. Pelo contrário, as conseqüências virão, pois “tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará”. Mas Deus se locupletará da nossa escolha insana, que nos levou a andar no “vale da sombra da morte”, para tratar de nosso caráter e, a partir da dor, construir em nós um ser melhor.
Mesmo após dizer tudo isso, fico com uma pulga atrás da orelha, principalmente por tratar-se de questões da soberania e onisciência de Deus. Tenho plena certeza, bíblica, de que Deus não assiste nossas ações e é surpreendido por elas. Deus não foi surpreendido por Adão, quando este pecou juntamente com Eva, afinal, Jesus já havia sido morto antes mesmo da fundação do mundo. Deus já sabe de tudo e tem todo o controle em suas mãos. Se Ele sabe de tudo, até mesmo das últimas coisas, vulgo Apocalipse, Ele também sabe quem será a pessoa com quem viveremos a vida comum do lar. Se Deus já sabe quem é esta pessoa, é uma sinal de que essa pessoa não pode ser qualquer uma, ou uma entre bilhões. Trata-se de uma pessoa específica. Assim, até quando podemos afirmar que a pessoa com quem dividiremos nossa vida já não está escolhida e determinada pelo nosso Soberano Criador e Pai. Quer saber o remédio que uso quando essa pulga começa a coçar demais no meu ouvido? Romanos 8:33-34 - "Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?".

Comentário maior que o texto, né? Mas acho que assim podemos acrescentar algumas coisas e prosseguir conhecendo o Senhor mais e mais!

A Deus toda Glória!!!

Clarissa Ramos disse...

Olá pessoa que comentou o post. Gostei muito de sua consideração... verdade... Deus sabe de todas as coisas e sabe com quem nós iremos compartilhar nossa vida conjugal, com certeza... mas ainda é complicado entender que ele nos "obrigaria" a ficar com esta ou aquela pessoa... entendo que Ele sabe quem é... mas nos deixa escolher... e o Espírito Santo em nós nos faz saber todas as coisas... porque, é claro, existem pessoas que preferem fazer escolhas de acordo com suas vontades físicas ou emocionais somente, em detrimento da vontade de Deus... e acabam por errar... entendo que, mesmo com uma "lista de desejos"... não existe uma única pessoa na face da Terra daquela forma... Deus nos dá a chance de conhecer algumas e escolher ou nos mostrar a melhor... não sei... a onisciência de Deus é algo além do nosso próprio entendimento no entanto, mesmo assim, espero que o texto tenha sido de proveitoso debate. Obrigada pela consideração em comentar. Comentários que acrescentam à discussão são sempre bem-vindos. Se você pudesse se identificar, seria ainda mais interessante. Agradeço novamente! =))

Dani Araruna disse...

Marie Clarisse! Texto bacana, mas concordo com o Anônimo.
Não consigo ver como egoísmo o fato de Deus ter alguém específico, sabe?
Acredito na vontade plena e na vontade permissiva: no centro da vontade podemos esperar aquele(a) projetado por Ele ou podemos escolher alguém ser abençoado.
E se ainda sim surgir aquela coisa de ‘ah, mas Deus não me obrigaria ficar com alguém que Ele escolheu e tal’ eu penso que se é Ele quem opera em nós o agir e o efetuar, com certeza, nos agradaria Sua escolha.
Aiai... este assunto rende por demais, rs.

Bjo

Clarissa Ramos disse...

Eii Daniii! Vc por aqui... rsrs...pois é... é que esses dias eu fiquei pensando nisso... mas esse é um assunto complexo, né não? Divide muito as opiniões... Eu acho que Deus nos mostra as opções e nos deixa escolher... mas se for Ele que escolhe, tb tá de boa, pq eu confio no bom gosto do Papai do céu... rsrs... pelo sim, pelo não... estando em Cristo, podemos esperar o melhor Dele pra nós! bjuusss!