quarta-feira, 12 de março de 2008

Um novo olhar sobre a violência do Rio

Se alguém diz que o Rio de Janeiro é violento, tem razão. O Rio de Janeiro é violentamente maravilhoso, a violência das ondas do mar são violentamente belas aos olhos de que viu, sempre vê ou, principalmente, dos que nunca viram.

Os cariocas? Não diga que não são violentos. São sim. Violentamente simpáticos e acolhedores. Podemos pensar o mesmo das montanhas dessa cidade. São violentamente belas. Suas pedras, onde os mais corajosos se atrevem a escalar ou pular, são violentamente altas e proporcionam a sensação de que foram esculpidas e postas em seus lugares por algum decorador de muito bom gosto.

Aliás, decorador este, que fez do Rio sua obra-prima. Toda a violenta beleza que Ele proporcionou a essa cidade foi violentamente bem planejada.

Mas, como outra cidade qualquer, existe, também, a violência do preconceito, da pobreza, do tráfico de drogas e da corrupção. Porém, esse tipo de violência, não podemos destacar como característica desse lugar. Isso existe em todas as capitais do país e em outros municípios do Brasil.Quando falamos de algo, geralmente, destacamos o que mais lhe diferencia, e a violência das favelas e do asfalto, para quem está, ou para quem visita essa terra, não faz diferença, quando temos para observar, a violenta beleza da cidade que, com seu mar, montanhas e povo, se faz violentamente maravilhosa.

2 comentários:

Juventude com Propósitos: disse...

Fico muito bom esse texto sobre a vioência no Rio.... parabéns... gostei muito... ^^
deveras interessante! :)

Juventude com Propósitos: disse...

Ah. esqueci de assinar.... Renan Duarte