segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Por que preciso subir o monte?

Monte Sinai - Fonte: Google images
Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?
Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.
Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça.
Salmos 24:3-5


Em muitas passagens da Bíblia, diversos personagens importantes subiram montanhas. Os montes na Bíblia são lugares onde aconteceram eventos muito impactantes e importantes e que resultaram em novas experiências, tanto para essas pessoas, quanto em suas comunidades. 

Talvez por isso que, atualmente, os cristãos tenham o costume de subir os montes de suas cidades para ter momentos de oração. Eles vêem a necessidade de se consagrar para essa experiência, promovem campanhas e entendem que esse seria um lugar diferente para se estar com o Senhor. Nas cidades existem locais já conhecidos pelos crentes e que várias igrejas sobem e, independente de denominação, dividem o mesmo espaço para buscar a Deus. 

Nesse artigo, vamos analisar esse local de separação como algo simbólico na Palavra de Deus. Vejamos alguns momentos em que os personagens bíblicos precisaram "subir o monte":

- Abraão, a mando de Deus, subiu a Montanha (Terra de Moriá) para oferecer seu único filho, Isaque. A Montanha dele foi ter sua fé testada e, hoje, ele é considerado o Pai da Fé. (Gênesis 22)

- Moisés passou 40 dias no monte e foi lá que recebeu a Lei do Senhor, o testemunho da Aliança de Deus e o povo de Israel. (Exôdo 19)

- Jesus levou seus discípulos ao monte e ali transfigurou-se diante deles. Eles tiveram suas vidas impactadas, pois viram seu mestre em glória.

- Jesus foi orar no Getsêmani. Em um momento de profunda dor e entrega Ele chegou a transpirar sangue e pedir que se fosse possível, não bebesse daquele cálice. Mas Ele foi obediente. (Mateus 26:36-46) No Gólgota, foi crucificado e, por isso, somos salvos. (Mateus 27:33)

- Em Betânia, na frente dos discípulos, Ele ascendeu aos céus e prometeu que irá voltar e é sobre essa Palavra que reside a nossa esperança hoje.
(Atos 1:9-10)

Cada local desses teve seus próprios desafios e suas consequências trouxeram nova vida e esperança a nós. 

Cada um de nós conhece os desafios e a altura do seu próprio monte e, do outro lado, está a terra da promessa da Palavra de Deus pra cada um de nós. 

São noites a serem vividas até chegarmos ao cume de cada monte. Sono, cansaço, frio, fome etc.

Muitas coisas devem ser deixadas para trás. Talvez pessoas que atrapalham a caminhada, talvez equipamentos pesados demais... Cada um conhece seus próprios limites. 

Talvez você precise de companhia pra subir, talvez ninguém seja capaz de te acompanhar... Mas a lanterna, a água e o alimento, que são a Palavra de Deus e o fogo que aquece durante a noite, que é o Espírito Santo, nos acompanham todos os dias.

Lembrem-se! As montanhas mais altas e desafiadoras só são alcançadas por aqueles que estão preparados. Deus não nos coloca frente a um monte que não possamos escalar. Ele nos dá as condições e os instrumentos certos, cabe a nós o primeiro passo rumo a essa nova terra.


Outras observações

No encontro de Jesus com a mulher Samaritana, em Lucas 4, Cristo alerta que chegaria o momento em que o local já não seria mais tão importante, mas o coração do adorador, que precisa adorar em espírito e em verdade. 

Concluímos que podemos ter o monte, hoje, como algo simbólico: um local de separação, consagração, de estarmos mais perto de Deus e longe dos barulhos e perturbações do mundo. Subir (literalmente) a um monte nos dias de hoje é interessante por esses motivos, porque podemos nos afastar da movimentação urbana e separar um momento e local específico para Deus. 

Se você não pode, por algum motivo, fazer isso, separe um local em sua casa para ter momentos a sós com o Senhor. Seu quarto, a lage ou terraço, a varanda. Um local onde se sinta à vontade para estar diante daquele que é o Deus Todo Poderoso e, ao mesmo tempo, seu pai amoroso. Um local onde você possa se derramar na presença Dele e, depois que levantar, crer que acabou de ter uma nova experiência com o Rei dos Reis.