domingo, 13 de setembro de 2015

Mulheres e as escolhas que adiam a felicidade



Ao assistir uma reportagem no Jornal Hoje, deparei-me com algo que eu tenho refletido de uns tempos para cá. Quando pensamos no mundo como ele está, podemos reconhecer as conquistas das mulheres ao longo dos anos, a abertura para o mercado de trabalho, os anticoncepcionais e a liberdade sexual. A mulher atual tem possibilidades de escolher o rumo de suas vidas. Escolher se deseja casar ou não, se deseja ter filhos ou não, mas, dificilmente, poderá escolher ser uma dona de casa. 

A pressão é que a mulher seja uma profissional. Já que o espaço foi conquistado, cabe a nós preenchermos. Sonhos de ser esposa e mãe ficam em segundo plano. "Mas, ok!", disse uma das entrevistadas, que está em processo de separação, pois não tinha tempo para se dedicar ao esposo. 
Se eu pudesse interagir com a televisão naquele momento, eu diria: "Não, meu bem, não está ok."

A pesquisa que a notícia retrata fala que as jovens adiam a felicidade para perseguir altos lugares na carreira. Ou seja, não estão completamente felizes só com a questão do dinheiro e sucesso profissional. A maioria quer mais. Quer ser feliz na área sentimental, deseja ter filhos e um companheiro. Mas a sociedade não aceita isso.

No final das contas, Deus criou esse sentimento "maternal" na maioria das mulheres. É claro que não podemos generalizar. Nem todas desejam isso. Mas isso está intrínseco à feminilidade. O dom de cuidar, de amar, de querer estar perto. O homem tem o dom da proteção. 

Tanto é que na Palavra de Deus, em Efésios 5, o apóstolo Paulo fala que as  mulheres devem se sujeitar aos maridos, pois ele que é o cabeça. Os maridos devem amar as esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Isso fala de proteção. Assim como Cristo nos ama e se entregou por nós, se nos sujeitarmos com amor, teremos essa mesma proteção dos nossos cônjuges.

Mas o mundo ensina diferente. Como se a sujeição fosse algo que denegrisse a mulher. Ensina que as mulheres devem ser tão independentes que nem precisam de um companheiro para terem seus filhos. E aí, o que acontece? Gerações de filhos sem pais e de mulheres com estafa, por estarem cumprindo papéis para os quais não foram preparadas. É claro que existem aquelas que não escolheram e a vida as obrigou a isso. Mas muitas tem feito a escolha de deixarem os sonhos pessoais de lado para alcançarem o topo dos sonhos profissionais. 

Deus nos fez seres pensantes. Mulheres são inteligentes e capazes de irem muito além. Os sonhos de Deus são maiores que os nossos e Ele deixa isso claro na Bíblia. A vontade Dele é boa, perfeita e agradável. Não precisamos tentar nos moldar ao que o mundo exige de nós. Precisamos saber escolher o que Deus tem para nós e equilibrar todas as áreas para que, no final, possamos olhar para trás e ver que tudo valeu a pena, que conseguimos cumprir a carreira que nos foi proposta. Não a carreira profissional somente, mas a carreira que Deus sonhou para nós. Temos que terminar com a certeza que fomos felizes e perseguimos a felicidade ao invés de adiá-la. 

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1


Abaixo segue o link da reportagem citada no texto. 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/especiais/v/estresse-e-depressao-atingem-mulheres-jovens-com-pressa-em-crescer-socialmente/4460576/