quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sabedoria e capacitação divinas

Texto-base: Rm 11:33-36

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

Introdução:

è Você se sente capaz de realizar todos os sonhos que Deus tem colocado no seu coração?

è Porque as pessoas no mundo fazem coisas tão impressionantes e nós, que temos a vida de Deus, não fazemos? (Ex: cinema, teatro, mídia).

ü Salomão pediu a Deus sabedoria e o Senhor o concedeu e ele prosperou, expandiu o Reino e foi famoso rei em Israel. Ele precisou da capacitação divina para reinar.

ü Alguns dos discípulos eram homens simples que, sem instrução formal, alvoroçaram o mundo e impressionaram intelectuais com ousadia e sabedoria ao falar sobre Cristo.

Algumas vezes Deus nos manda fazer coisas que não nos sentimos capazes, mas Ele mesmo é quem nos capacita para todas as coisas.

Mas, o que fazer para termos a sabedoria e a capacitação divinas?

1) Pedirmos para Deus e crermos que recebemos

Tg 1:5-7 – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”.

Se pedirmos sabedoria para Deus, Ele concede.

1.1) Temos que ter o propósito de usarmos essa sabedoria para a glória de Deus.

II Crônicas 1:7-11 – Salomão pede sabedoria para Deus.

Salomão pediu sabedoria para o Senhor e Deus o honrou com riquezas, fama e um governo que expandiu o reino de Israel e construiu o luxuoso templo.

Salomão fez o Deus de Israel conhecido a medida que as pessoas de longe ficavam sabendo sobre sua sabedoria sobrenatural. A Rainha de Sabá veio de longe para conhecer essa sabedoria e ficou impressionada com o que presenciou. Era muito mais do que falaram ou do que ela imaginava (I Reis 10:1-13/Mt 12:42/Lc 11:31)

1.2) A sabedoria que recebemos de Deus é para todas as coisas.

Podemos pedir sabedoria tanto para nossa vida “secular” quanto para exercermos o ministério do Senhor.

Cl 1:9-10 “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”.

Ele é o Deus criador de todas as coisas, onisciente, onipotente e onipresente.

Cl 2:3 – Em Cristo está toda sabedoria / Jo 38 – Deus fala com Jó sobre a criação)

2) Sermos cheios do Espírito Santo

(Tiago 1:17) – Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

--

(Atos 1:4) “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.”

(Atos 1:8) “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

2.1) O Espírito Santo é poder

Poder – grego: dunamis = habilidade, poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza, poder para realizar milagres, poder moral e excelência da alma).

Jesus pediu para que os discípulos não saíssem da cidade enquanto esse poder não fosse derramado. (Atos 1:4)

Esse poder recebido manifesta os dons espirituais. A partir da plenitude do Espírito Santo e pelo nome de Jesus é possível ministrar cura, expulsar demônios, manifestar dons de palavra de sabedoria e conhecimento.

2.2) O Espírito Santo é capacitação, sabedoria e ousadia

Os discípulos precisavam dessa capacitação sobrenatural, deste revestimento especial, para pregar a Palavra com ousadia, discernimento espiritual, sabedoria e, até mesmo, para sofrerem pelo Nome de Jesus (At 4:33).

As pessoas ficavam impressionadas como homens iletrados e incultos, como Pedro e João, falavam com tanta intrepidez (At 4:13). Os homens do Sinédrio não podiam resistir a sabedoria de Estevão (At 6:10).

Mas, e o Espírito Santo no nosso dia a dia e na vida “secular”?

É Ele conhece os segredos do coração do Pai. Ele é o nosso GPS perfeito, a nossa direção em tudo que vamos fazer.

Conclusão:

ü Mesmo no Antigo Testamento, quando o Espírito Santo não habitava em homens, Ele acompanhava os servos que o Senhor separava para Sua obra. (Ex: Moisés, Josué, Davi, Salomão, Samuel, José, Daniel). Cada um deles recebeu a capacitação divina de acordo com a necessidade do Senhor.

ü Os livros de I Reis e I Crônicas relatam a fama e a riqueza de Salomão derivados da sabedoria com o qual o Senhor lhe encheu.

ü Os discípulos de Jesus transtornaram o mundo com a capacitação do Espírito Santo.

ü Podemos achar que não temos o perfil para a obra que Deus falou que deseja fazer através de nós.

ü Mas, Deus escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias.

ü Nosso Deus é o Deus dos impossíveis. Ele não é o Deus do óbvio.

ü Ele nos criou para Sua glória.

ü Nada é grande demais que Ele não possa fazer.

ü Ele prefere se mostrar através de nós, e se for algo óbvio, não é grandioso e Deus é grandioso!

ü Se homens normais podem fazer coisas extraordinárias, quanto mais nós, cheios do Espírito Santo e filhos do criador dos céus e da Terra.

ü Com a capacitação e a sabedoria do Senhor em você, você é capaz de fazer mais do que pensa ou imagina.

(Efésios 3:20) – “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Geração Timóteo



Existem sonhos que brotam em nosso coração e deixamos morrer. Existem sonhos que conseguimos fazer com que dêem frutos. Pessoas são importantes conexões divinas que nos ajudam a regar esses sonhos.
O "Geração Timóteo" foi um sonho que brotou em meu coração e encontrou alguém que me ajudasse a colocar para frente.
Crer em uma geração apaixonada pela Palavra de Deus e santificada é o que fazemos e o que buscamos fazer acontecer.
Queremos colocar esse projeto em prática. Esperamos os convites das igrejas para que possamos entregar todos os tesouros que Deus tem plantado em nossos corações. Somos jovens cheios da Palavra do Senhor e queremos colocar para fora tudo o quanto temos recebido de Deus.
Contamos com a ajuda de cada um de vocês para divulgar esse projeto e orar por nós.

Nosso blog:
http://geracaotimoteobh.blogspot.com
Nosso twitter:
twitter.com/gtimoteobh
Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001580227492

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Porque a vida

Porque a vida pode ser mais.
Porque a vida passa.
Porque a vida continua.
Porque a vida sempre trás surpresas.
Porque a vida só acontece se permitimos.

Porque a vida pode ser interessante.
Porque a vida pode ser triste.
Porque a vida trás muitas alegrias.
Porque a vida quem faz somos nós.

Porque a vida é aqui e agora.
Porque a vida tem que ser vivida.
Porque a vida não pára.
Porque a vida não começa de novo.
Porque a vida é feita de recomeços.